sábado, 3 de agosto de 2013

Agosto/2013 - COMENTÁRIOS QUASE DIÁRIOS SOBRE ATIVIDADES SOLARES E PREVISÕES - Acompanhamento diário das atividades solares - Manchas - Explosões - Elevações e variações do CMI : campo magnético interplanetário (IMF, em inglês) - Chegada de frente fria coincidente com dinamização solar forte - Tempestades geomagnéticas - Auroras - EMC - Ejeção de massa coronal (CME, em inglês) - Tempestades solares e geomagnéticas - Eventos severos - Terremotos - Chuvas localizadas - Sugestão de sites e artigos relacionados - Agosto/2013

Boletim em tempo real - agosto/2013 - As atividades solares e suas consequências na magnetosfera(item 1-2), na atmosfera terrestre e nos fenômenos intra-terrestres - Eventos severos, terremotos, tempestades - Estudos de caso das explosões solares e variações magnéticas no meio interplanetário.

Agosto/2013  =  Em verde : adições posteriores  -  Em azul : links para Ambiente Científico 3 - Glossário



Comentários Quase Diários para Setembro/2013



Em 02 de setembro/2013, 19:45BRA

Para os próximos dias, 03, 04 e 05 de setembro (ter, qua e qui), os terremotos, erupções vulcânicas, tempestades, eventos severos, mar agitado, tornados, alagamentos, auroras e tempestades geomagnéticas, etc, ocorrerão em menor número e intensidade, em todo o mundo. O CMI, muito provavelmente estará com valores mais baixos e as variações da componente Bz do campo geral do sol não serão expressivas.
NÃO-CONFIRMADO - Primeiro ensaio de grupos de dias não-confirmado em 2 meses. A causa foi erro de análise. Não foi do pressuposto da pesquisa, que infere que os terremotos mais fortes ocorrem até dois dias após elevação do CMI e variações abruptas no sentido norte/sul. De fato, veja no site do Lmsal, abaixo.
Nos dias 3 e 4 já ocorreram : 6.0 / 6.5 / 5.9 / 5.5 / 5.9 / 6.2
Acompanhe no site do Lmsal a elevação do CMI e as variações bruscas - Se visualizar depois de 05/09/2013, entrar em : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive (e selecione dois dias após o dia desejado para facilitar a visualização - é o terceiro gráfico, onde indica "Bz/Btot (nT)" (item 1-3) , sendo Btot na cor azul e a componente Bz na cor verde)

Aguarde página dos Comentários Quase Diários para Setembro/2013 inscrevendo o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 

30 e 31/agosto/2013 - 23:20BRA


Índice de acerto de agosto/2013 : em torno de 85% !! - De oito ensaios realizados no mês de agosto, apenas 3 tiveram confirmações parciais. Nenhum ensaio foi "Não-confirmado".

Veja ensaio confirmado no dia 27, abaixo, e os anteriores !!

Novo lóbulo solar e explosão C8.3
Um novo lóbulo transita hoje (30) a aproximadamente 320° de longitude de visualização e coincide com uma explosão solar C8.3, em posição frontal à terra. Neste momento, o índice Dst já caiu para -43, iniciando-se uma tempestade geomagnética. Como a componente Bz está agora indicando sul, auroras belíssimas serão vistas hoje até depois de amanhã, provavelmente. Confirmado !! - Entre no Spaceweather.com e veja o dia september, 2, 2013.  Há riscos de avarias em satélites e GPS, pois esta atividade solar magnética está em interação lóbulo em transição à esquerda do sol e chegada de CME. Observe que a tempestade geomagnética já se inicia menos de 24 horas após explosão. O índice Kp chegou ao máximo de 4. A causa não é a explosão, mas a interação com o lóbulo magnético, coincidentemente evidenciado pela mancha solar 1836. Sobre estas interpretações inusitadas, leia mais nos artigos oferecidos abaixo.

Novos terremotos
Devido a ontem, e nos dias anteriores, terem ocorridos terremotos mais fortes, tendo sido um de 7.0, como previsto no ensaio, os próximos dias (31 de agosto e 01 e 02 de setembro) apresentarão mediana atividade sísmica, podendo ocorrer mais terremotos 5.5, ou acima, mas em menor número que o grupo anterior de dias e de menores intensidades.
Confirmado parcialmente !! Em 01/09 já ocorreram os seguintes terremotos : No dia 31 : 5.8 / 5.9  e 5.5.
Hoje, 01/09, ocorreu um forte terremoto na Indonésia, de 6.5 graus na escala Richter. O ensaio deveria prever a ocorrência de mais terremotos 5.5, ou acima, sem diminuição do número deles e de suas intensidades.
E mais : 5.6 /  5.6 e 6.1 até dia 2. 
Publicação em página não-editável

Obs : Quatro vulcões em nível amarelo desde o dia 30 até o dia 1 de setembro
USGS - Volcanoes

Fortes tornados atingem o Japão no dia 2 e deixam dezenas de feridos 
Em EM.com
Eventos isolados não constituem provas, mas são fortes evidências da influência do magnetismo solar direto, expresso no aumento do CMI, também nos eventos severos.

Acompanhe no site do Lmsal a elevação do CMI e as variações bruscas - Se visualizar depois de 05/09/2013, entrar em : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive (e selecione dois dias após o dia desejado para facilitar a visualização - é o terceiro gráfico, onde indica "Bz/Btot (nT)" (item 1-3) , sendo Btot na cor azul e a componente Bz na cor verde)
(os links acima, do Lmsal,  podem estar desabilitados temporariamente)
Acompanhe os terremotos e vulcões em :  Monitor Global   Painel Global  -  USGS Earthquakers -  Apollo 11 - USGS Volcanoes

Desde abril/2013, estamos sem condições de fazer ensaios detalhados e de médio prazo. Para conhecer os ensaios para março/2013 e os anteriores, desde 2009, acesse Ambiente Previsões Sol-Terra e procure em Marcadores, à direita do blog. Se você desejar contribuir com a pesquisa, fazendo anotações de dados e análises ou com recursos financeiros, escreva para gruposambiente Arrouba gmail.com (por favor, não adicione este email em listas)

Novo artigo : É possível prever terremotos ? - Os diversos métodos e o magnetismo solar direto

Por favor, se você, ou sua instituição, iniciar ou redirecionar pesquisa inspirada nesta, direta ou indiretamente, compartilhe conhecimentos e créditos. Escreva para gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas).

Para saber mais sobre a pesquisa, procure à direita em Grupos, Blogs e Sites relacionados.

Participe também com seus comentários !!

Aguarde os ensaios de previsão para setembro/2013
Inscreva o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 para receber as notificações, à medida que os ensaios e outras postagens vão sendo publicados.

Se você inscrever o seu email no Grupo Ambiente Boletim, receberá notificações de 3 em 3 dias, aproximadamente e, além de acompanhar os comentários diários e as previsões, poderá gostar de outros assuntos tratados nos Grupos e Blogs-Ambiente.

Comentários Quase Diários Para Abril/2013 - Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Comentários Quase Diários Para Maio/2013 - 
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.
Comentários Quase Diários Para Junho e Julho/2013 - Veja como todas as previsões de terremotos mais fortes se confirmaram !!
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.


Destaque :
"Evidências, senão provas, da interferência do magnetismo solar...."

Para ler mais sobre esta pesquisa, acesse
Ambiente Científico 1 - blog e procure em Marcadores




27/agosto/2013 - 20:00 BRA

Terremotos
Últimas horas de hoje, 27 e dias 28, 29 e 30, voltam a aumentar as possibilidades de terremotos mais fortes, 5.5, ou acima. Desta vez, as possibilidades são bem grandes, em torno de 90%, podendo ocorrer terremotos acima de 6.5.(Confirmado !! - Veja abaixo) A causa é um lóbulo solar magnético adentrando à longitude de visualização de 315°, à esquerda do sol (-45° convencional) e evidenciado pelas manchas 1834 e 1835. Ver em Spaceweather do dia 26. Este lóbulo já provocou aumento no valor total do CMI (IMF, em inglês) e variações abruptas na componente Bz, no dia 27. Veja no site do Lmsal, abaixo.
CONFIRMADO !! Por enquanto, no dia 27/28 : terremoto de 6.1, na Nova Zelândia, às 11:54BRA (02:54UTC)
CONFIRMADO !! No dia 30, forte terremoto no Alaska, de 7.0 !!
E também : nos dias acima : 5.5 / 5.8 e no 4º minuto UTC do dia 31 (10:04BRA), mais outro de 5.8

Veja este ensaio em página não-editável e participe do grupo Ambiente Científico 1 para receber as atualizações quase diárias.

Índice de acerto de agosto : 90% até o dia 21 !!

Para os dias 25, 26 e 27 não foi feito ensaio de previsão, porém os pressupostos da pesquisa se confirmaram : ocorreram apenas dois terremotos de 5.3 e 5.4. Veja as poucas elevações em Btotal e poucas variações abruptas na componente Bz destes dias.

Eventos severos   :   maior possibilidade desde as últimas horas de ontem(26) e nos dias 27 e 28
Chuvas torrenciais no dia 28 provocam pelo menos 34 mortos, em Bamaco, no Mali
Auroras                         maior possibilidade hoje(27) e até dia 28 e 29
Acima, Confirmado !! - Veja em Spaceweather do dia 28 de agosto
Atividade vulcânica : maior possibilidade desde ontem, hoje, 27 e amanhã, 28.
Acima : Confirmado !! O maior vulcão da Eurásia entra em erupção no dia 27
Eventos isolados não são provas, mas evidências.
Nebulosidade e chuva localizada : aumento desde ontem(26), hoje(27) e amanhã(28)
Acima : Confirmado em São Carlos-SP
Ondas e mar agitado : maior possibilidade hoje(27), amanhã(28) e depois(29)
Inundações, deslizamentos e cheias : de 29 a 31 de agosto
Doze feridos após passagem de tempestade, no dia 29
Índice Pluviométrico Global - Maior nos dias 28 e 29
Acima, Confirmado !! - Acesse Protim, do INPE e selecione PILOT e o mês de agosto/2013
Eventos isolados não são provas, mas evidências.
Obs : em todo o mundo

Acompanhe no site do Lmsal a elevação do CMI e as variações bruscas - Se visualizar depois de 31/08/2013, entrar em : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive (e selecione dois dias após o dia desejado para facilitar a visualização - é o terceiro gráfico, onde indica "Bz/Btot (nT)" (item 1-3) , sendo Btot na cor azul e a componente Bz na cor verde)
(os links acima, do Lmsal,  podem estar desabilitados temporariamente)
Acompanhe os terremotos em :  Monitor Global   Painel Global  -  USGS  -  Apollo 11

Desde abril/2013, estamos sem condições de fazer ensaios detalhados e de médio prazo. Para conhecer os ensaios para março/2013 e os anteriores, desde 2009, acesse Ambiente Previsões Sol-Terra e procure em Marcadores, à direita do blog. Se você desejar contribuir com a pesquisa, fazendo anotações de dados e análises ou com recursos financeiros, escreva para gruposambiente Arrouba gmail.com (por favor, não adicione este email em listas)

Novo artigo : É possível prever terremotos ? - Os diversos métodos e o magnetismo solar direto

Por favor, se você, ou sua instituição, iniciar ou redirecionar pesquisa inspirada nesta, direta ou indiretamente, compartilhe conhecimentos e créditos. Escreva para gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas).

Para saber mais sobre a pesquisa, procure à direita em Grupos, Blogs e Sites relacionados.

Participe também com seus comentários !!

Aguarde os ensaios de previsão para setembro/2013
Inscreva o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 para receber as notificações, à medida que os ensaios e outras postagens vão sendo publicados.

Se você inscrever o seu email no Grupo Ambiente Boletim, receberá notificações de 3 em 3 dias, aproximadamente e, além de acompanhar os comentários diários e as previsões, poderá gostar de outros assuntos tratados nos Grupos e Blogs-Ambiente.

Comentários Quase Diários Para Abril/2013 - Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Comentários Quase Diários Para Maio/2013 - 
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.
Comentários Quase Diários Para Junho e Julho/2013 - Veja como todas as previsões de terremotos mais fortes se confirmaram !!
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.




Destaque :
"Evidências, senão provas, da interferência do magnetismo solar...."

Para ler mais sobre esta pesquisa, acesse
Ambiente Científico 1 - blog e procure em Marcadores



21/agosto/2013 - 21:00 BRA 

Ensaios de previsão

Terremotos
No momento deste ensaio, 21:00 BRA, já ocorreram os terremotos 5.6 (em New Caledônia e 6.2, no México). Ocorrerão mais terremotos 5,5, ou acima, nos próximos dias 22 e 23, devido à passagem de lóbulo solar magnético na longitude de visualização de aprox. 320°(-40° convencional), à esquerda do sol e evidenciado pela mancha solar 1827.
Índice de acerto de agosto até 20/08 : 95% - Veja abaixo, no dia 17 !!
CONFIRMADO PARCIALMENTE !! : O correto seria a previsão incluir o dia 24, quando ocorreu mais um terremoto de 5.7

Eventos severos   : desde ontem, maior possibilidade, e hoje(22)
Auroras                     desde ontem, maior possibilidade hoje(22) e amanhã(23)
Atividade sísmica : desde ontem, maior possibilidade e hoje(22)
Nebulosidade e chuva localizada : aumento desde ontem(21), hoje(22) e amanhã(23)
Acima, confirmado em São Carlos !!
Ondas e mar agitado : desde ontem, maior possibilidade hoje(22), amanhã(23 e depois(24)
Inundações e cheias : amanhã(23) até dia 25/08/2013
Sobre confirmações, apenas foi observado "Nebulosidade e chuva localizada"
Obs : em todo o mundo


Acompanhe no site do Lmsal a elevação do CMI e as variações bruscas - Se visualizar depois de 26/08/2013, entrar em : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive (e selecione dois dias após o dia desejado para facilitar a visualização - é o terceiro gráfico, onde indica "Bz/Btot (nT)" (item 1-3) , sendo Btot na cor azul e a componente Bz na cor verde)
(os links acima, do Lmsal,  podem estar desabilitados temporariamente)
Acompanhe os terremotos em :  Monitor Global   Painel Global  -  USGS  -  Apollo 11

Desde abril/2013, estamos sem condições de fazer ensaios detalhados e de médio prazo. Para conhecer os ensaios para março/2013 e os anteriores, desde 2009, acesse Ambiente Previsões Sol-Terra e procure em Marcadores, à direita do blog. Se você desejar contribuir com a pesquisa, fazendo anotações de dados e análises ou com recursos financeiros, escreva para gruposambiente Arrouba gmail.com (por favor, não adicione este email em listas)

Novo artigo : É possível prever terremotos ? - Os diversos métodos e o magnetismo solar direto

Por favor, se você, ou sua instituição, iniciar ou redirecionar pesquisa inspirada nesta, direta ou indiretamente, compartilhe conhecimentos e créditos. Escreva para gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas).

Para saber mais sobre a pesquisa, procure à direita em Grupos, Blogs e Sites relacionados.

Participe também com seus comentários !!

Aguarde os ensaios de previsão para setembro/2013
Inscreva o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 para receber as notificações, à medida que os ensaios e outras postagens vão sendo publicados.

Se você inscrever o seu email no Grupo Ambiente Boletim, receberá notificações de 3 em 3 dias, aproximadamente e, além de acompanhar os comentários diários e as previsões, poderá gostar de outros assuntos tratados nos Grupos e Blogs-Ambiente.

Comentários Quase Diários Para Abril/2013 - Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Comentários Quase Diários Para Maio/2013 - 
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.
Comentários Quase Diários Para Junho e Julho/2013 - Veja como todas as previsões de terremotos mais fortes se confirmaram !!
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.


Destaque :
"Evidências, senão provas, da interferência do magnetismo solar...."

Para ler mais sobre esta pesquisa, acesse
Ambiente Científico 1 - blog e procure em Marcadores




17/agosto/2013 - 21:50 BRA

Não foi feito ensaio de previsão para os dias 16 e 17. Porém, observe no site do Lmsal, abaixo, que ocorreu novo aumento do CMI e variações bruscas no seu sentido, provocando os terremotos 6.5 / 5.5 / 5.9 / 5.8 e 6.1
Até 13 de agosto, o índice de acerto dos ensaios de previsão continuam em 100% !!

Nos próximos dias, 18, 19 e 20 continuam médias (50 a 70%), as possibilidades de terremotos 5.5, ou acima, devido a constantes e próximas temporalmente atividades magnéticas nos lóbulos solares que transitam à esquerda do sol e evidenciados pelas manchas 1820, 1821 e 1822(?)
PARCIALMENTE CONFIRMADO !! - Nos três dias acima, apenas um terremoto de 5.5. Pela porcentagem estimada de possibilidade, deveria ocorrer mais um ou no máximo dois terremotos 5.5, ou acima. Índice de acerto até 20/08 : aprox. 95% !!
Publicação deste ensaio em página não-editável : no Grupo Ambiente Científico 1 - Participe para receber atualizações desta página !!

Acompanhe no site do Lmsal a elevação do CMI e as variações bruscas - Se visualizar depois de 23/08/2013, entrar em : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive (e selecione dois dias após o dia desejado para facilitar a visualização - é o terceiro gráfico, onde indica "Bz/Btot (nT)" (item 1-3) , sendo Btot na cor azul e a componente Bz na cor verde)
(os links acima, do Lmsal,  podem estar desabilitados temporariamente)
Acompanhe os terremotos em :  Monitor Global   Painel Global  -  USGS  -  Apollo 11

Novo artigo : É possível prever terremotos ? - Os diversos métodos e o magnetismo solar direto

Por favor, se você, ou sua instituição, iniciar ou redirecionar pesquisa inspirada nesta, direta ou indiretamente, compartilhe conhecimentos e créditos. Escreva para gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas).

Para saber mais sobre a pesquisa, procure à direita em Grupos, Blogs e Sites relacionados.

Participe também com seus comentários !!

Aguarde os ensaios de previsão para setembro/2013
Inscreva o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 para receber as notificações, à medida que os ensaios e outras postagens vão sendo publicados.

Se você inscrever o seu email no Grupo Ambiente Boletim, receberá notificações de 3 em 3 dias, aproximadamente e, além de acompanhar os comentários diários e as previsões, poderá gostar de outros assuntos tratados nos Grupos e Blogs-Ambiente.

Comentários Quase Diários Para Abril/2013 - Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Comentários Quase Diários Para Maio/2013 - 
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.
Comentários Quase Diários Para Junho e Julho/2013 - Veja como todas as previsões de terremotos mais fortes se confirmaram !!
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Destaque :
"Evidências, senão provas, da interferência do magnetismo solar...."

Para ler mais sobre esta pesquisa, acesse
Ambiente Científico 1 - blog e procure em Marcadores






13/agosto/2013 - 00:05 BRA

Veja como o ensaio do dia 10, abaixo, também se confirmou !!

No final do dia 12 ocorreram novas variações bruscas na componente Bz do CMI, mas, desta vez, os terremotos mais fortes não virão em maior número nos próximos dias(13, 14 e 15), pois as energias e reacomodações nas placas tectônicas foram recentes. Mesmo assim, responderão com alguns poucos tremores 5.5, ou acima.
CONFIRMADO !! - Terremoto de 6.6 atinge a Colômbia e sul do Panamá, no oceano Pacífico, em 13/08.
CONFIRMADO  !! Também a observação (os terremotos mais fortes não virão em maior número" : nos dias 13, 14 e 15 só ocorreu este acima de 6.5 !!
Veja publicação do ensaio feita nas primeiras horas do dia 13, em página não-editável
Não temos podido acompanhar todos os fenômenos terrestres influenciáveis pelo magnetismo solar direto : eventos severos e também erupções vulcânicas. Mas o acompanhamento dos terremotos mais fortes tem confirmado, desde 1 de agosto, um índice de acerto de 100% !!
No dia 12 também ocorreu uma explosão solar na mancha 1817, que embora frontal à terra, está localizada em relativa alta latitude, devendo chegar CME fraca na terra entre 14 e 15 de agosto, a não ser que coincida com a passagem de um forte lóbulo à esquerda do sol, intensificando a CME.
Ver links no dia 10, abaixo....



10/agosto/2013 - 09:35 BRA

Na última metade do dia 10 e nos dias 11 e 12, aumentam as possibilidades de terremotos mais fortes (5.5 ou acima), além de eventos severos e erupções vulcânicas em maior número ou intensidade.
(índice de acerto deste mês : 100% : veja abaixo).
Para confirmar futuramente a afirmação acima, consulte arquivos do  USGS
CONFIRMADO !! : Vulcão da Ilha Palue, na Indonésia, entra em erupção e 500 pessoas são evacuadas.
CONFIRMADO !! : Dois terremotos de 5.7 e 6.3 no dia 11, na China e na Indonésia, ocorrendo o de 6.3 às às 21:50(?) UTC do dia 11, ou 00:50UTC do dia 12. 
CONFIRMADO NOVAMENTE NO DIA 12/08 : 6.0 / 6.0 e 6.1, respectivamente em : Indonésia, Nova Zelândia e Peru. Como observação : um tremor foi sentido no Pará, em Redenção e outras localidades.
Confira este ensaio feito no dia 10 em página não editável do Grupo Ambiente Científico 1

Acompanhe no site do Lmsal a elevação do CMI e as variações bruscas - Se visualizar depois de 15/08/2013, entrar em : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive (e selecione dois dias após o dia desejado para facilitar a visualização - é o terceiro gráfico, onde indica "Bz/Btot (nT)" (item 1-3) , sendo Btot na cor azul e a componente Bz na cor verde)
(os links acima, do Lmsal,  podem estar desabilitados temporariamente)Acompanhe os terremotos em :  Monitor Global   Painel Global  -  USGS  -  Apollo 11

Novo artigo : É possível prever terremotos ? - Os diversos métodos e o magnetismo solar direto

Por favor, se você, ou sua instituição, iniciar ou redirecionar pesquisa inspirada nesta, direta ou indiretamente, compartilhe conhecimentos e créditos. Escreva para gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas).

Para saber mais sobre a pesquisa, procure à direita em Grupos, Blogs e Sites relacionados.

Participe também com seus comentários !!

Aguarde os ensaios de previsão para setembro/2013
Inscreva o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 para receber as notificações, à medida que os ensaios e outras postagens vão sendo publicados.

Se você inscrever o seu email no Grupo Ambiente Boletim, receberá notificações de 3 em 3 dias, aproximadamente e, além de acompanhar os comentários diários e as previsões, poderá gostar de outros assuntos tratados nos Grupos e Blogs-Ambiente.

Comentários Quase Diários Para Abril/2013 - Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Comentários Quase Diários Para Maio/2013 - 
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.
Comentários Quase Diários Para Junho e Julho/2013 - Veja como todas as previsões de terremotos mais fortes se confirmaram !!
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Destaque :
"Evidências, senão provas, da interferência do magnetismo solar...."

Para ler mais sobre esta pesquisa, acesse
Ambiente Científico 1 - blog e procure em Marcadores




07/agosto/2013 - 00:15 BRA

Nos próximos três dias (7, 8 e 9), pelo menos, as possibilidades de terremotos mais fortes, erupções vulcânicas e eventos severos são menores.
ENSAIO DE PREVISÃO CONFIRMADO !!
Nestes três dias ocorreu apenas um terremoto de 5.3, em Java, Indonésia.

Confira  a data do ensaio em página não editável do Grupo Ambiente Científico 1 !!



03/agosto/2013 - 21:15 BRA

O site do Lmsal está inoperante, hoje, para nós. Este é o único que conhecemos e que fornece dados completos a partir de gráficos sobre as atividades solares, especialmente as mais relacionadas à pesquisa que estuda o magnetismo solar direto. No entanto, por alguns dados do Spaceweather.com do dia 03, mostrando a posição das manchas solares 1809 e 1810 e os valores do IMF (CMI), podemos deduzir que nova fase de transição iniciou-se hoje, direcionando o sentido do CMI - campo magnético interplanetário, preponderantemente para Norte e com apresentação, muito provável de variações abruptas. Esta condição predispõe à interferência magnética no campo da terra, provocando o disparo de terremotos mais fortes, bem como o aumento no número de eventos severos nos dias 3, 4 e 5 de agosto. Vulcões também tendem a apresentar atividades mais intensas.
O vulcão Shiveluck lançou uma coluna de cinzas de 6 km ontem. A tempestade tropical Dorian, que havia perdido força nos últimos dias, voltou a intensificar-se hoje. Estes eventos isolados nada provam. São apenas indícios. Ver na pesquisa os estudos de dados estatísticos de meses corridos.
Adicionado em 04/08, às 23:20 Hs : CONFIRMADA A PREVISÃO DE ELEVAÇÃO DO CMI E DAS VARIAÇÕES ABRUPTAS !!....Notável !!
Também dois terremotos de 5.8 já ocorreram em 04/08. Veja a elevação e as variações no site do Lmsal, embora a preponderância até as 23 horas esteja em Sul. Neste momento, inicia-se uma tempestade geomagnética provocada pela passagem de um lóbulo solar à esquerda do sol, evidenciado pelas manchas 1809 e 1810. Nada tem a ver com um furo(buraco) coronal à direita do sol.

Adicionado em 06/08/2013, 00:00 Hs : No dia 6 ocorreram dois terremotos de 5.7 e um de 5.9. Errei, não prevendo que as maiores possibilidades de terremotos mais fortes iriam até o dia 6, porém, estes eventos confirmam o pressuposto da pesquisa : ocorreram dois dias após elevação e variações abruptas do CMI (no dia 4). A causa do relativo erro na previsão do grupo de dias foi devido à impossibilidade de acessar o site do Lmsal no dia 3. 

Acompanhe no site do Lmsal a elevação do CMI e as variações bruscas - Se visualizar depois de 09/08/2013, entrar em : Data for earlier dates is available at Latest Events Archive (e selecione dois dias após o dia desejado para facilitar a visualização - é o terceiro gráfico, onde indica "Bz/Btot (nT)" (item 1-3) , sendo Btot na cor azul e a componente Bz na cor verde)
(os links acima, do Lmsal,  podem estar desabilitados temporariamente)Acompanhe os terremotos em :  Monitor Global   Painel Global  -  USGS  -  Apollo 11

Novo artigo : É possível prever terremotos ? - Os diversos métodos e o magnetismo solar direto

Por favor, se você, ou sua instituição, iniciar ou redirecionar pesquisa inspirada nesta, direta ou indiretamente, compartilhe conhecimentos e créditos. Escreva para gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas).

Para saber mais sobre a pesquisa, procure à direita em Grupos, Blogs e Sites relacionados.

Participe também com seus comentários !!

Aguarde os ensaios de previsão para setembro/2013
Inscreva o seu email no Grupo Ambiente Científico 1 para receber as notificações, à medida que os ensaios e outras postagens vão sendo publicados.

Se você inscrever o seu email no Grupo Ambiente Boletim, receberá notificações de 3 em 3 dias, aproximadamente e, além de acompanhar os comentários diários e as previsões, poderá gostar de outros assuntos tratados nos Grupos e Blogs-Ambiente.

Comentários Quase Diários Para Abril/2013 - Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Comentários Quase Diários Para Maio/2013 - 
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.
Comentários Quase Diários Para Junho e Julho/2013 - Veja como todas as previsões de terremotos mais fortes se confirmaram !!
Para meses futuros, procure em Marcadores, à direita.

Destaque :
"Evidências, senão provas, da interferência do magnetismo solar...."

Para ler mais sobre esta pesquisa, acesse
Ambiente Científico 1 - blog e procure em Marcadores



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE COMENTANDO ESTA OU OUTRAS POSTAGENS !!

O SEU COMENTÁRIO PODE SER ANÔNIMO !!

OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS.

Para participar mais ativamente, cadastre o seu email no grupo Ambiente Científico 1. Digite no Google : LISTA INFOERA